A minha Lista de blogues

sábado, 3 de julho de 2010

Um Funeral à Chuva


Um Funeral à chuva conta a história de 7 amigos que se reencontram dez anos após o fim do curso para o funeral de um deles. Neste filme destacam-se os valores da amizade, que ultrapassam barreiras temporais, estando também presentes as máscaras que as pessoas com o passar do tempo constroem.
Este filme de Telmo Martins foi rodado quase completamente na Covilhã e sem qualquer subsídio ou apoio financeiro das entidades competentes, duas coisas inéditas. Os actores e demais intervenientes não receberam salário, trabalharam apenas com paixão e amor ao ofício e com a promessa de serem pagos com os eventuais lucros do filme.É de louvar a dedicação destes profissionais que trabalham por amor à camisola, não se interessando pelo facto de receberem salário ou não. Louvo igualmente a atitude de Telmo Martins e da restante equipa da Lobby Productions, que praticamente empenharam a empresa e o resultado de vários anos de trabalho para perseguir um sonho. Esta é a prova que os jovens, quando acreditam num projecto conseguem leva-lo a bom porto, com muita persistência e correndo muitos riscos neste caso.
Não sou nenhum crítico de cinema, nem de longe nem de perto, nem conheço ninguém da equipa que produziu o filme, conheço apenas dois colegas figurantes (colegas de curso na UBI), pelo que o que me motiva a escrever este texto não é a pressão de ninguém, apenas a necessidade que sinto de divulgar e apoiar um projecto com muita qualidade, levado a cabo por jovens e no interior. Este filme acaba por ser um grito contra os filmes ditos comerciais, vazios em conteúdo, que tentam vender apenas graças às cenas de sexo explícito e é também a prova que no interior do país há muito valor, Portugal não é só Lisboa e Porto!
De destacar o excelente desempenho da equipa de "Um Funeral à Chuva" no que toca à promoção do filme. Excelente trabalho de RP nas semanas académicas e principalmente nas redes sociais, conseguindo ainda espaços publicitários por exemplo na FOX, passatempos na MTV e presenças em praticamente todos os telejornais, jornais e programas de entretenimento. Ah, já me esquecia, conseguir convencer a Lusomundo a estrear o filme em 20 salas por todo o país é uma façanha digna de ser mencionada.
Até ao momento, segundo fui informado, é o segundo filme Português mais visto do ano (estreou há apenas uma semana), logo a seguir a "A bela e o Paparazzo" de António-Pedro Vasconcelos. Espero que nas próximas semanas consiga chegar ao lugar cimeiro do pódio!
Deixo aqui o trailer do filme para abrir o apetite:

in
http://mentes-urbanas.blogspot.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário