"Lembro-me de outro, um rapaz novo em estado terminal: se nos aproximávamos tirava um pente do bolso do pijama e compunha o cabelo. Este resto de elegância comovia-me sempre. Ele era um camponês, um homem e eu um doutor, um palerma de bata." (António Lobo Antunes, na crónica "Jaime")
http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=21192
Esta quinta-feira, dia 7
"UA recebe especialista em Design Institucional
Esta quinta-feira, dia 7, a UA recebe a visita de Joan Costa, Catedrático na Universidad Iberoamericana (México). No âmbito do ciclo de conversas sobre comunicação «Creating the world», promovido pelo Departamento de Comunicação e Arte, o especialista em Comunicação Visual dialoga, às 15h00, na Zona Técnica, com os estudantes de Design sobre a «Marca» e às 21h30, conversa, em Arouca, com os participantes do Summer Doctoral Consortium sobre «Como a comunicação on-line potencia o Design Institucional».
Joan Costa desenvolve actividade profissional e de investigação nas áreas do design, desde os anos 50, e actividade lectiva, desde os anos 60, tendo desenvolvido actividade como sociólogo e investigador de comunicação.
Catedrático de Comunicação visual na Universidad Iberoamericana, México. Professor da Universidad Autónoma de Barcelona, do Abat Oliba CEU e do Instituto Europeu de Design (Espanha), esteve na origem de cursos na Universidad Louis Pasteur (Estrasburgo) e na Universidade Tecnológica de Compiègne (Paris); Congreso Internacional de Fotografía (Veneza) e no Laboratório de Fenomenologia e da Fotografía (Milão); Universidades Anáhuac, Iberoamericana, Intercontinental, Nacional Autónoma Metropolitana e Universidade das Américas (México); Oficina Nacional de Diseño Industrial ONDI (A Habana); Universidade de Santo Tomás e Universidade de Arte, Ciência e Comunicação UNIACC (Santiago de Chile); Universidade Austral, Instituto para a Comunicação Institucional ICOMI, Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, UCES, Universidade de Direito (Buenos Aires) e Universidade Século XXI (Córdoba, Argentina); Universidade de Empresa (Uruguay); Universidade de São Paulo (Brasil); Reinisches Landesmuseum (Colonia, Alemanha), entre outros.
Joan Costa já dirigiu mais de 300 programas de comunicação, imagem e Identidade Corporativa para organizações de distintos países europeus e americanos, sendo considerado no mundo da comunicação entre personalidades fundamentais do âmbito científico. Amigo e colaborador de Abraham Moles, Gérard Blanchard e Luc Janiszewski, com os quais escreveu conjuntamente diversas obras. Colaborou com Gillo Dorfles, Umberto Eco, Angelo Schwartz e Vilém Flusser, entre otros.
Autor de mais de duas dezenas de livros e centenas de artigos sobre imagem, design e comunicação publicados em diferentes países da Europa e da América, criou e dirigiu a primeira Enciclopédia do Design publicada no mundo (Ediciones Ceac, Barcelona).
Assessor da Biblioteca Internacional de Comunicación (Editorial Trillas, México) e Catedrático de Comunicación Visual, Universidad Iberoamericana (México), em 2002 fundou e preside ainda a Associação Iberoamericana de Comunicação Estratégica, AICE e é editor da revista .doc comunicación.
Joan Costa é membro fundador da Association Internationale de Micropsychologie Sociale des Communications (Estrasburgo), da Standing Conference on Organisational Symbolism and Corporate Communications, SCOS (Suecia) e da Associação Brasileira de Semiótica (São Paulo). É membro do Comité Científico da Fundación para el Desarrollo de la Función Social de las Comunicaciones, Fundesco (Madrid), e colaborador habitual das revistas de Design DX e a! (México); Visual e Control (Madrid); Imagen (Argentina); Comunicação Empresarial (Brasil).
Entre outros reconhecimentos, Joan Costa foi galardonado pelo Art Directors Club de New York, 1987; Prémio da revista Control e Prémio Liderman de Relacões Públicas (España 1988), Prémio Liderman Internacional da Comunicação e Prémio da Generalitat da Cataluña 1989. Finalista do Prémio Fundesco de Ensaio 1993 e ganhador do Prémio Fundesco de Ensaio 1994. Medalha de Honor pela revista Control en el 25 aniversário do livro pionero La imagen de empresa. Métodos de comunicación integral.
Em 2008 recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universitat Jaume I de Castellón de la Plana, de Valência, Espanha.
Doutor Honoris Causa pela Universidad Empresarial Siglo 21 de Córdoba, Argentina."
via
http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=21192
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário