A minha Lista de blogues

domingo, 16 de janeiro de 2011

ODE A LISBOA

Lisboa



Anos 60
ODE A LISBOA


Ó cidade, ó miséria

Ó tudo que entediava

Meus dias perdidos no teu ventre

ó tristeza, ó mesquinhez cativa

ó perdidos passos meus cansados

Ó noites sem noite nem dia

Ó dias iguais às noites

Sem esperança de outros melhor haver

Ou, pior, esperando alguém que não havia

Ó cidade, ó meus amigos idos

(tive-os eu ao menos como tal um dia?)

Ó cansaço de tudo igual a chuva e o céu azul imenso

Igual em toda a volta, meses de calor,

Ou água suspensa, núvens indistintas

Ou cordas de chuva a não poupar-me!



Igual, igual, igual por toda a banda

Ó miséria de sempre!

Tua miséria, ó cidade

Minha miséria igual em tudo

Igual às tuas ruas cheias

Igual às tuas ruas desertas

Igual às tuas ruas de dia

Igual às tuas ruas de noite

Igual à dos teus grandes

E das tuas prostitutas

Igual às dos homens corrompidos

E,

piormente igual à dos teus sábios!



Ó cidade igual inegualada

Porque te chamo perdidamente igual?



Tua miséria não é miséria,

Tua tristeza não é tristeza

Tudo o que me perdeste para ti não é perdido:

Meus passos firmaram-te as pedras;

Tuas noites foram o meu sol;

Teus dias me foram descanso...

Iguais, dias,noites, minha desesperança

Era o próprio esperar doutras certezas:

A certaza de só poder tornar-se

O alguém que é forçoso haver!

Os meus amigos idos

Por tal seriam por certo perdidos

Sei ---- como não?----que existiram:

Lá estão.




Ó cidade! o cansaço seguiu-me

--- não era teu.

Igual o tempo está comigo

---- não era teu...

Igual, igual, igual por toda a banda...

A miséria, o desalento aqui os tenho

--- Também não eram teus.




Mas a gente era tua e eu também.

Lá ficou; e eu,

Ó cidade, ó miséria,

Ó tudo que me entendiava,

Meus dias perdidos no teu ventre!...

Sei que nada me pertence

É tudo teu!

E eu me glorifico por eu e os meus

Sermos só de ti que és de Deus!




ODE A LISBOA

TOPOGRAPHIA LUSITANAE SELECTIOR

in "PARVA NATURALIA"


(José Blanc de Portugal)




Entrevista a José Blanc de Portugal


http://ferreira854.blogspot.com/2010/02/entrevista-jose-blanc-de-portugal.html





http://gavetadospapeis.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário