Cinza de vulcão islandês encerra aeroportos europeus
O espaço aéreo do Norte da Europa está interdito praticamente na totalidade, com centenas de voos a serem cancelados devido às cinzas vulcânicas da erupção do vulcão islandês do glaciar Eyjafjallajokull. A nuvem de cinza já chegou aos países escandinavos, ao Reino Unido, à Bélgica, Alemanha e Holanda. Os especialistas temem que os efeitos da erupção do vulcão islandês ainda se façam sentir durante 48 horas.
Nuvem de cinza não deverá atingir Portugal
O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou, ontem, a segunda erupção em menos de um mês, levando a que cerca de 800 pessoas tivessem de ser retiradas de suas casas.
A directora do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA), Teresa Ferreira, disse hoje à Lusa ser “pouco provável” que Portugal venha a ser afectado pelas cinzas do vulcão islandês.
Para esta especialista, a localização do vulcão e a circulação dominante dos ventos na Europa devem afastar as cinzas do território português. “A circulação está a ser para leste, atingindo o Reino Unido e o Norte da Europa, não se prevendo que venha a afectar o nosso território”, disse Teresa Ferreira, alertando, que tudo
depende “da circulação atmosférica em altitude”.
fonte: Página 1
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário