A minha Lista de blogues

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

o poema

Não quero, Cloe, teu amor, que oprime
Porque me exige o amor. Quero ser livre.

Parte, Cloe, e a nada me obrigues. Parte, que o teu amor me consome numa exaustão que oprime e aprisiona. Parte, Cloe, porque a nada do que te tenho posso chamar amor. Não o sinto. Não te quero.
Eu fingi, Cloe, um amor que não é meu, não me serve, nem pertence. Fui-te um reflexo, um espelho imperfeito do que em mim querias ver, nunca amor - esse a que me exige aquele que te inunda. Por isso, te peço, Cloe, que me deixes sem mais me olhares, sem mais me amares. Parte, sem sofrimento, mas parte, porque eu quero ser livre e não o sei ser contigo.
Eu menti, Cloe. Inventei este amor, o único que conheces, mas que não é meu. Fui-te fiel, mas não sei ser-te mais do que isso, só um servo, um escravo de um amor que desejas e não me reconhece. Eu menti, Cloe. Inventei uma paixão que, só por cegueira, não sabias apenas tua. Fui-te amor enclausurado - frio, também -, condenado a um que me exiges, só porque me amas. Mas eu não te amo - nem o sei, que és complexa, amor personificado.
Não chores, Cloe, mais. O que em mim viste não te merece e eu preciso de ser livre. Vou dizer-te, erraste, meu amor. Quiseste demais e não soubeste ver o quanto me oprime esse teu amor. Quiseste demais, Cloe. E eu não soube ser mais do que um fingidor, numa distância e indiferença que cada vez mais me pertencem, ao contrário desse teu amor que tanto me exige.
Parte, Cloe, e a nada mais me obrigues. Ouve - adivinha - estas palavras que não te consigo dirigir - gritar. Só sei ser distante e indiferente - frio -, porque mais cómodo, não me exige coragem - sofrimento. Parte, Cloe, que eu não sei deixar de te fingir e mentir. E, porque a 'sperança é um dever do sentimento, aprende-a, meu amor. Eu já nada (te) sou, apenas uma mentira a que o amor te exigiu.

Vejo-te, agora, partir. Antes, abraço-te, porque me adivinhaste. Mas perdoa-me, Cloe, porque não te soube amar.
[o poema, Ricardo Reis]

ouço estas músicas:

The xx : : VCR
http://www.youtube.com/watch?v=Q5Vg6F48mA8&feature=player_embedded#

Pearl Jam – Just Breathe

http://www.youtube.com/watch?v=XTb9GNIxpMk&feature=player_embedded#

Sem comentários:

Enviar um comentário