A minha Lista de blogues

quinta-feira, 24 de março de 2011

António Variações - Olhei Pra Trás

Canção com uma ressonância autobiográfica - onde ele descreve a sua partida triste mas esperançoso da sua pequena vila, Lugar do Pilar, aos 12 anos de idade, indo para a capital, Lisboa.





António Variações - Olhei Pra Trás

Já fiz exame da 4ª classe,
Já fiz a comunhão solene,
Para pensar na vida já tenho idade.
Mãe, quero ir ganhar dinheiro
Pai, quero ir para a cidade.

Mala nova na mão
Feita de madeira e papelão,
Dentro um fato de cotim
Que era do meu irmão Delfim,
Os sapatos de lona
E o diploma das minhas habilitações.
O terço e o santinho
E o meu livrinho de todas as orações.

E assim, saí daí,
De olhar para trás, pensamento em frente,
Em frente não havia mais nada não,
Em frente não havia mais nada não,
Do que o comboio, a cidade
Um navio e um avião.

Camurcina de riscado,
Um guarda-pó, cédula e uma certidão.
E pró senhor Coelho, que é merceeiro,
Vai uma carta de recomendação.

E assim, saí daí,
De olhar para trás, pensamento em frente,
Em frente não havia mais nada não,
Em frente não havia mais nada não,
Do que o comboio, a cidade
Um navio e um avião.

Umas ceroulas de flanela
Para do frio me aquecer
E uma venerinha de santa Teresinha,
Que está benzidinha
Para dos males me defender.

Sem comentários:

Enviar um comentário